quinta-feira, 12 de junho de 2008

1968 O ano das transformações...







Março de 1964, o Brasil começa a viver o pior período de sua historia.A ditadura militar acabou deixando o país no maior caos, restringindo o exercício da cidadania e reprimindo com violência todos os movimentos de oposição.
Como a repressão era grande e as restrições dos direitos cíveis aumentavam cada vês mais, os estudantes indignados com esta situação abandonaram os estudos e foram participar de protestos, lutando pela melhoria do ensino público e investimentos em pesquisas cientificas.
Os conflitos daquele ano começaram no dia 28 de março quando um estudante de 16 anos foi morto pela polícia enquanto almoçava em um restaurante do Rio de Janeiro.
Em 13 de dezembro de 1968, o país conheceu o mais cruel dos seus atos institucionais o AI 5, era o mais autoritário e reforçava a posse dos militares, dando aos governantes o poder de punir arbitrariamente todos que fossem inimigos do regime.
Outro momento que marcou a ditadura foi em 26 de junho de 1968, quando 100 mil pessoas foram as ruas do Rio de Janeiro protestar contra a repressão e a censura. A marcha ficou conhecida como a Passeata do Cem Mil.
No final do regime militar o Brasil mesmo apresentando problemas econômicos elegem por meio das eleições indiretas o presidente Tancredo Neves que adoeceu em março de 1985 e veio a falecer em abril deste mesmo ano, e seu vice-presidente José Sarney acaba assumindo o governo. Assim em 1988 uma nova Constituição brasileira é aprovada apagando os restos da ditadura militar e fazendo deste país uma democracia.


Por: Marcella Curi

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi batatinhas!
Muito bom as suas postagens...
Estou gostando de ver, continue assim.

Se continuarem desta forma, daqui um mês o blog de vcs serão disputados...

Ate +

liah disse...

oooooooooooiiiiiiiiiiiiiii

que legal a marcela sabe escrever......
hahahhaha

serio
muito legal o blog de vcs e o seu texto tbm
parabens
esta ate q bom___vindo de uma publicitaria.....
ahahahhaha

bjuss

Unknown disse...

Ei Marcela!
Adorei sua postagem, ficou ótima!
bjs*+.

Célio Braz

As Batatinhas disse...

Marcella!!!

o nosso blog eh lindo...
seu texto tah lindo...
agente somos lindas...

concluindo.... somos batatinhas!!!

bjuuuu