sexta-feira, 6 de junho de 2008

1968- O ano que mudou o mundo...


A insatisfação era geral, o descontentamento tomava conta de tudo, principalmente dos jovens, artistas e intelectuais. Queriam mudar o mundo, acabar com as desigualdades e injustiças, queriam “derrubar” os tiranos que estavam no poder.
Essa rebeldia tomou conta de vários jovens ao redor do mundo, cada um lutando em prol de um ideal. A repressão era enorme, prisões, censuras, torturas, mas nada calava aquela geração rebelde que sonhava com um mundo melhor.
Nos EUA, protestavam contra a guerra do Vietnã, a morte do líder negro Martin Luther King também gerou muita revolta.
Na França o principal motivo dos protestos foi o fechamento da Universidade de Nanterre nos arredores de Paris, lutavam contra a burocracia da instituição que entre outras coisas impedia os alunos de dividirem os quartos da residência estudantil com colegas do sexo oposto.
No Brasil os estudantes questionavam o regime militar, a censura política e a repressão policial, a vigoraçao do AI5 piorou ainda mais as coisas.O desgosto era notado em todo lugar, nos muros pichados, nos vidros quebrados, nas musicas, nos teatros.
1968 sem duvida marcou a historia mundial com seus pros e contras, foi um ano de grandes mudanças, de jovens fazendo protestos, de garotas de minissaia, de movimentos feministas, do uso da pílula anticoncepcional, dos hippies com suas barbas e cabelos compridos e suas roupas nada convencionais, fazendo valer o lema “SEXO, DROGAS E ROCK’N ROLL”.
68 moveu uma geração alucinada, rebelde e sobre tudo inconformada, que realmente acreditava que podia mudar o mundo!

Por: Nayara Demetrio...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ei Nayara!
Seu texto ficou mt bom.Parabens!

Nosso blog ficou show!!!

bjinhoss

Unknown disse...

Nayara gostei muito da sua postagem. o Blog de vc's está 10!
bjs

Anônimo disse...

Gennttteee!!!

nosso blog tah 1000!!!

seu texto ta d++ Nayara...
qr dzr, as batatinhas saum d+++!!!

bjuuu